Extraterrestres: Algumas Teorias Científicas

Design Inteligente

Darwin explicou o porquê do crescimento de asas, olhos, braços, contudo não escreveu sobre a origem da vida.

Muitos cientistas tentaram explicar a origem da vida, entretanto, sempre pararam no mesmo lugar: as proteínas não podem ser formadas sem o DNA, ou seja, o que faz os aminoácidos se ligarem para formar uma proteína é o DNA. A opção aminoácidos se conectando sem uma instrução de montagem é cientificamente comprovada inviável.

 O DNA é como um programa de software só que muito mais complexo do que qualquer coisa já concebida. Bill Gates, fundador da Microsoft.

E quem teria criado o DNA? Quem teria a capacidade de modificá-lo? Mente inteligente é a resposta.

[images.4ever.eu] planete terre, main, brosse 166762

Complexidade Irredutível

A Complexidade Irredutível trata da redução de uma célula até seu estágio mais simples de funcionamento, onde retirada qualquer organela esta pararia de funcionar. Exemplo as células flageladas, que se retirado o seu flagelo, essas não teriam mais funcionamento.

Como o flagelo só existe nessas células (projetados para essas células), não haveria possibilidade de ter evoluído de outro sistema, pois teria sido projetada por um ser inteligente.

Scoth Minnich, biólogo molecular da Universidade de Idaho, pesquisou o funcionamento das células flageladas por 20 anos e fez uma descoberta importante: o flagelo tem 40 estruturas, porém somente 10 tem origem em outras células, as outras 30 são únicas e não evoluíram de parte alguma.

flagelo

 

 

Panspermia

Como dito anteriormente os aminoácidos sem instruções de montagem não originariam as proteínas.

A Hipótese da Panspermia descreve que as sementes da vida são prevalentes em todo Universo e podem viajar em cometas ou meteoritos, ou seja, existe uma fonte única de vida que contamina aos planetas.

A vida na Terra teria se iniciado a partir da chegada de uma dessas sementes de origem extraterrestre. A ideia advém do pensamento do filósofo grego Anaxágoras, que foi apoiada pelo cientista moderno Francis Crick, o codescobridor da estrutura em dupla hélice do DNA. Segundo Crick, a Terra foi semeada por espécies extraterrestres inteligentes, com a finalidade de assegurar a continuidade da vida.

06 Sep 2001 --- Meteorite disaster --- Image by © Sanford/Agliolo/CORBIS
06 Sep 2001 — Meteorite disaster — Image by © Sanford/Agliolo/CORBIS

 

A Hipótese do Zoológico

O tema da Hipótese do Zoológico é uma das muitas respostas ao Paradoxo de Fermi que lançou um problema a ser resolvido pela comunidade científica:
se a probabilidade da existência de vida extraterrestre inteligente é tão grande por que não há suficientes evidências de sua existência? (obviamente estamos considerando que não há provas suficientes)
A resposta que a Hipótese do Zoológico dá ao Paradoxo de Fermi é:
eles estão conscientes de nós, mas optam por não fazer-nos consciente de sua presença
Segundo esta hipótese, os alienígenas, em geral, evitam que sua presença seja percebida pela humanidade, ou evitam exercer influência sobre o desenvolvimento humano, algo semelhante a um zoológico; observadores de animais em um zoológico ou cientistas experimentais observando e estudando seu objeto de interesse.
A Equação de Drake

Segundo essa equação, estatisticamente centenas de milhares ou milhões de planetas poderiam abrigar a vida em nossa galáxia.

Considerando que o número estimado de estrelas em nossa galáxia é de 200 a 400 bilhões, a NÃO existência de vida fora do sistema solar seria estatisticamente impossível.
drake-frank-at-board-540px
N é o número de civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação.
R* é a taxa de formação de estrelas em nossa galáxia
fp é a fração de tais estrelas que possuem planetas em órbita
ne é o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas
fl é a fração dos planetas com potencial para vida que realmente desenvolvem vida
fi é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente
fc é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação
L é o tempo esperado de vida de tal civilização

Postagens Relacionadas

Um comentário em “Extraterrestres: Algumas Teorias Científicas

  • 11 outubro, 2014 em 6:25
    Permalink

    Lindo trabalho! É “colírio para os olhos” ver um trabalho sério, embasado na ciência, no campo da ufologia. Parabéns!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens

Cadastre-se e receba as novidades
Quero receber
This site is using the Seo Wizard wordpress plugin by www.seowizard.org.