Sobre a Pirâmide encontrada em Tiahuanaco, Bolívia


Original : http://mysteryplanet.com.ar/site/detectan-piramide-enterrada-en-tiahuanaco/

Por Michelle Behar

O governo da Bolívia anunciou que vai começar este ano escavações exploratórias na antiga cidadela de Tiahuanaco, após a detecção da existência de uma pirâmide enterrada percebida com testes de radar de penetração no solo.
kalasasaya-e1427769035265
O diretor do Centro de Investigação Arqueológica de Tiahuanaco, Ludwig Cayo, disse à EFE que a formação está localizado dentro do sítio arqueológico, área Kantatallita, a leste da pirâmide Akapana, e cerca de 70 km da cidade de La Paz.
Cayo disse que ainda está analisando as informações sobre as dimensões da pirâmide enterrada, mas pelos dados simulados e fotografias aéreas teria um tamanho menor que o Templo Kalasasaya  ou Templo das pedras em pé, uma das construções mais notáveis lugar.
O funcionário também falou sobre o tema em uma presentação para a mídia, do plano que tem para os próximos cinco anos, em Tiahuanaco, o berço de uma civilização antiga e misteriosa anterior aos Incas. “As escavações no local, vão começar possivelmente em maio ou junho, embora isso vai depender dos acordos de cooperação assinados com universidades e institutos de estrangeiros, para ter mais profissionais em arqueologia forense no trabalho”, disse Key.
Também anunciou que um trabalho em paralelo de conservação também começará no sítio arqueológico de Kerikala, para reabilitar o que é uma antiga rua construída com lajotas.
puertadelsol
Para ambos os estudos, o Centro de Investigações arqueológicas, no âmbito do Ministério da Cultura, prevê um investimento inicial de apenas $ 64.000, então Cayo considerou necessário obter mais financiamento para apoiar este trabalho. De fato, o percentual dos recursos obtidos até o momento representa menos do que Tiahuanaco recolhe anualmente pelas visitas turísticas , uma vez que a maior parte desses recursos é destinado para as comunidades aimarás do lugar que são os que cuidam da administração do sítio arqueológico.
Nos testes de GPR também foram encontrados “numerosas anomalias” subterrâneas, que podem ser monólitos, mas esta informação ainda tem que ser analisada com mais cuidado, e será concluída somente em junho para será apresentada às autoridades.
Tiahuanaco era a capital do antigo império pré-hispânico de mesmo nome, do qual agora ficaram imponentes monumentos de pedra como Kalasasaya, o Templo Semi-Subterrâneo, esculturas dos seus líderes, a Porta do Sol e restos de palácios militares e civis.
Segundo alguns pesquisadores bolivianos, Tiahuanaco nasceu como uma aldeia por volta de 1580 AC e cresceu para ser um estado imperial em 724 DC, e declinou perto de 1187 da nossa era.
piramide-akapana
No seu auge, os tiahuanacotas possivelmente ocupado parte do litoral do Peru, norte do Chile, no noroeste da Argentina e chegou ate o leste da Bolívia, em uma área estimada de 600 mil quilômetros quadrados, de acordo com alguns autores.
Outros pesquisadores, como o austríaco Arthur Posnasky  atribuiu maior antiguidade, de até 10.000 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *