Descoberto sítio arqueológico de 12.000 anos na Costa Rica


Na região da de La Alegria de Siquirres  Costa Rica, América Central, foram encontradas estruturas arquitetônicas, objetos de pedra e cerâmica em um sítio arqueológico que foi nomeado de Pascua. O projeto foi uma iniciativa do Instituto Costarricense de Electricidad (ICE) que planeja uma hidroelétrica para esta região do país. Em conjunto com a construção da usina existe uma equipe de especialistas que trabalham em sítios pré-colombiano com objetivo de recuperar o passado, sendo esse programa parte da gestão socioambiental do instituo que viabiliza a construção da usina, sem dúvida um exemplo para todo o mundo em respeito aos sítios arqueológicos.

ExcavacionesproyectohidroelectricoReventazon_LNCIMA20150618_0160_5

Segundo Hurtado de Mendonza, arqueólogo coordenador do projeto, no local é possível encontrar artefato de 10.200 a.C. até 1.550 d.C.: período Paleoíndio (12.000 a.C – 8.000 a.C), Formativo (2.000 a.C- 200 a.C.), Cacical I (200 a.C- 800 d.C.) e Cacical II (800-1.500 d.C.). O pesquisador descreveu o seguinte: “Nesta área existiram pessoas vivendo e trabalhando desde 12.000 anos atrás, chamado de período Paleoíndio. Mas depois disso não há uma sequência cultural que comprove se houve mudanças no estilo de vida dessas pessoas”.  Outro fato interessante é descrito pela arqueóloga Rosy Alvarado que faz parte da pesquisa, “A utilização de ângulos indica um trabalho elaborado porque essas rochas não se conseguem por aqui, tiveram que trazê-las do rio e colocá-las conforme suas necessidades”.

Uma das estruturas encontradas poderia ter várias funções, como: habitação, funeral ou até mesmo uma oficina. Por falar em ofício, também foram encontrados restos de carvão, pequenas navalhas de pedra, batedores, raspadores e cinzéis utilizados para processar carne.

Lembrando que o uso da cerâmica no Brasil remonta a aproximadamente 5.000 anos atrás. Em comparação a diversas culturas do mundo, esse povo parece bastante avançada para sua época.

ExcavacionesproyectohidroelectricoReventazon_LNCIMA20150618_0172_5

Fonte: http://terraeantiqvae.com/profiles/blogs/descubren-en-costa-rica-sitio-arqueologico-de-mas-de-12-000-anos#.VuwiRPkrKUn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *